sexta-feira, 17 de abril de 2009

CARIES



"Cárie" é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

COMO É QUE EU SEI QUE ESTOU COM UMA CÁRIE?

Apenas o dentista pode dizer com certeza se é uma cárie. Isto porque as cáries se desenvolvem abaixo da superfície do dente, onde não se pode vê-las. Quando se ingere alimentos que contenham carbonatos (açúcar e amido), estes carbonatos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que roem o interior do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fracturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta


COMO POSSO EVITAR O APARECIMENTO DAS CÁRIES?

· Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, e usar o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
· Fazer avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
· Adoptar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
· Utilizar produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental.

Sem comentários:

Enviar um comentário